Tempo de leitura: 8 minutos
O que é Violão fingerstyle?
Se você já toca violão ou mesmo está começando a se aventurar em tocar esse instrumento, nas suas pesquisas se deparou com muitos termos sobre tipos de violão, tamanhos, cores, cordas e estilos.
Hoje iremos tratar dessa forma de tocar violão e como você poderá dar seus primeiros passos dentro desse universo musical.
Entender o que é violão fingerstyle poderá abrir novos horizontes musicais para você.
Por que? acompanhe a leitura desse artigo e você descobrirá.
Nesse artigo você vai ver:
- O que é o violão fingerstyle
- As origens do violão fingerstyle
- Principais violonistas fingerstyle antigos
- Principais violonistas fingerstyle atualidade
- Tipos de violão e cordas usadas
- Técnicas mais usadas
- Afinações mais usadas
- Algumas curiosidades
- Como começar no violão fingerstyle
O que significa fingerstyle?
Fingerstyle em sua tradução Literal para o português significa: Estilo Dedos
É o estilo de tocar violão com os dedos, sem o uso da palheta. Também é utilizado para tocar guitarra e baixo, embora o termo Fingerstyle seja mais utilizado no violão.
O jeito de tocar violão fingerstyle se diferencia não só por ser tocado com os dedos, sem a palheta, mas em sua técnica geral, que permite produzir sons percussivos no corpo do violão, simulando por exemplo o bumbo e caixa da bateria entre outros sons, fazendo ritmo, melodia e harmonia simultaneamente em um só instrumento.
O ato de tocar ritmo, melodia e harmonia juntos em um só instrumento, causa um “efeito mágico” onde parece que tem mais de um violão tocando ao mesmo tempo.
Se não sabe o que é ritmo, melodia e harmonia? clique aqui.
O violão fingerstyle abrange qualquer gênero musical, mas é comum ouvir os violonistas tocando repertório de musicas populares, ou autorais, sendo uma característica que costuma diferenciar do violão erudito, além claro de algumas técnicas que iremos falar mais adiante.
As origens do violão fingerstyle
Para entender melhor, vamos passear um pouco pela história do Violão fingerstyle.
Iniciou – se nos Estados Unidos, potencializou – se com o surgimento do violão com cordas de aço no início do século XX ( há quem se utilize de cordas de nylon atualmente) teve grandes influências de ritmos blues, country e principalmente da Folk music.
Podemos citar algumas figuras importantes que contribuíram para a popularização do estilo Fingerstyle no decorrer das décadas de lá prá cá e algumas curiosidades.
Principais violonistas fingerstyle antigos
1900 a 1930: Blind Blake, Memphis Minnie, Big Bill Broonzy, Mississip John Hurt
1940 Doc Watson: Ele misturava country, gospel, blues, bluegrass com suas raízes musicais tradicionais appalachian, foi famoso pela agilidade em sua guitarra, ganhou sete prêmios Grammy, além de mais dois: um em 2004 por toda a sua obra e outro em 2006 na categoria de melhor performance instrumental country por “Whiskey Before Breakfast” e tudo isso sendo cego, perdeu a visão antes de completar 1 ano de idade, mas conviveu com a música desde muito pequeno pois seus pais o levavam para participar do coral da igreja que frequentavam.
Travis Picking: misturava técnicas de violão erudito com violão country e usava somente o indicador e o polegar acredite!
Chet Atkin: Guitarrista e grande influenciador dos guitarristas da posteridade, pois a partir de 1950 passou a se dedicar ao Violão Fingerstyle com muita flexibilidade levando também para outros estilos musicais a técnica, maravilhando a todos com o som que extraía de suas cordas.
Michael Hedges outra referencia desse estilo, também foi contratado pela gravadora Windham Hill, logo se solidificando como um dos grandes do violão fingerstyle.
William Ackerman fundador da Windham Hill Records, grande violonista que ajudou a propagar o estilo.
Alex de Grassi primo de William Ackerman foi convidado por ele para gravar seu primeiro álbum, que foi um grande sucesso de vendas e inovação no estilo violão fingerstyle.
Suas primeiras gravações de Windham Hill de músicas originais, bem como seus arranjos de folk, jazz e mundo a música influenciou toda uma geração de jovens da época, sua gravação de 1978, Turning: Turning Back foi citado pela revista Acoustic Guitar entre as dez musicas essenciais do estilo fingerstyle.
Principais violonistas fingerstyle da atualidade
No dias de hoje também temos no time de feras do violão fingerstyle uma galera da pesada que se revelou em muito através do site de videos Youtube como:
Andy Mackee: Talvez o primeiro destaque do gênero na plataforma Youtube. Um de seus maiores sucessos foi com a música Drifting, um tremendo vídeo viral, onde colecionou mais de 58.000.000 acessos, é um dos ícones fingertyle.
Jonathas Ferreira: Um Brasileiro que vem representando, agregando nossos ritmos brasileiros à técnica Fingerstyle, pupilo de quem? Andy Mackee, só pode sair coisa boa.
Jon Gomm: em 2012 foi reconhecido mundialmente com a música Passionflower. Com influencia de diversos estilos como soul music, rock, blues e metal, nos encanta com o que faz somente com o violão e a voz.
Tommy Emanuel Guitarrista australiano, fã e seguidor das técnicas de Chet Atkins, conhecido por dominar o estilo Fingerpicking e extrair sons percussivos do violão. Duas vezes nomeado melhor guitarrista pela revista Guitar Player.
Sungha Jung Com apenas 10 anos de idade já usava a técnica Fingerstyle, e hoje aos 20 anos já tem mais de 650 milhões de visualizações no youtube.
Heitor Castro um dos grandes professor de violão da atualidade, com um canal com milhões de visualizações em seu videos, vem se destacando ultimamente por implementar as técnicas de fingerstyle em seu toque, além de também ensinar esse estilo no MÉTODO TRÍADE, Conheça Aqui.
Tipos de violão e cordas usadas
Os violões mais usados são os modelos folk e jumbo com ou sem cutaway e com cordas de aço, muito pela influencia da musica folk.
Em termos de marcas temos muitas, para citar algumas tradicionais mais usadas temos Martin, Taylor, Takamine.
Afinações
Tradicionalmente temos a afinação padrão E-B-G-D-A-E, porém em função da exploração sonora de cada artista, alguns deles com o William Ackerman , criou uma infinidade delas.
Open tuning ou afinação aberta é quando você afina o violão pensando em acorde ou tríade, na hora que você toca as cordas soltas tem o som do acorde sem o uso da mão esquerda.
Dessa forma você tem uma liberdade para explorar os sons dentro desse tom, de maneira que a afinação padrão não proporciona.
Por se tratar de um assunto muito extenso, falaremos em outro artigo sobre afinações, se quer aprender afinar seu violão clique aqui.
Vamos listar aqui algumas para você experimentar depois:
*Da direita para esquerda cordas agudas para grave
1- Open Tuning (Afinação aberta) em Ré Maior E – B – F# – D – A – D
2- Open Tuning (Afinação aberta) em Mé Maior E – B – G# – D – A – E
3- Open Tuning (Afinação aberta) em Sol (Power Cord) D – G – D – G – D – G
Técnicas mais usadas
As técnicas mais usadas no violão fingerstyle são:
- Dedilhados
- Hammer On ( Ligado Acendente)
- Pull Off ( Ligado Descendente)
- Slide (Deslisar de uma nota para outra com apenas um toque de mão direita)
- Vibrato
- Bend
- Harmônico Natural
- Tapping
- Efeitos percussivos de Bumbo e Caixa
Muitos violonistas fingerstyle se aproveitam das técnicas de violão erudito ou clássico e também das técnicas de guitarra elétrica.
Algumas curiosidades
Agora que você já está mais por dentro do violão fingerstyle, vale a pena ver alguns pontos curiosos dentro desse estilo de tocar.
Não é obrigatório usar só os dedos para tocar, alguns violonistas como Tommy Emanoel, Sungha Jung, usam palheta ou dedeira em algumas musicas.
Frequentemente é usado o capotrastro, para se alterar afinações ou mudar de tom para facilitar o tocar.
O jeito de tocar e as composições são influenciados por vários gêneros musicais , como Folk, Jazz, Country.
O Violão Fingerstyle muito se popularizou pelo movimento New Age, estilo musical com proposta de musicas relaxantes.
Como começar no violão fingerstyle
Como você viu é um estilo muito abrangente, que poderíamos ficar horas falando sobre todas as influências e artistas que aderiram e enriquecem seu trabalho e nossos ouvidos com suas belas melodias e interpretações ao violão.
Se você já toca violão e não conhecia, acredito que já se abriu um horizonte musical nos seus ouvidos depois de ouvir Turning Back do Alex de Grassi e Drifting do Andy Mackee, obras incríveis e de uma riqueza sonora sensacional.
Agora se você ainda não toca nada desse estilo, mas tem vontade de aprender a tocar violão nesse estilo, fica aqui meu convite para você conhecer um dos melhores curso de violão fingerstyle do brasil.
Comece hoje mesmo a tocar violão de forma simples e gradual com um dos maiores professores da atualidade. Aqui e aprenda violão Fingerstyle hoje mesmo.
Gostou ? Ta Esperando o que para começar a tocar violão Fingerstyle? clique no link abaixo.