O que é musica?

O que é musica?

Tempo de leitura: 5 minutos

Você já se perguntou o que é musica?

Nesse artigo vamos mostrar pra você de uma forma bem clara, cada um dos elementos que compõe a musica.

Para isso usaremos como exemplo a musica Asa Branca, de Luiz Gonzaga ,em uma versão instrumental.

Vamos “desmontar” a musica em três partes e no final ouviremos ela montada e deixarei alguns exercícios para você praticar seu ouvido musical.

Segundo o site Wikipedia musica é :

música (do gregoμουσική τέχνη – musiké téchnea arte das musas)[1] é uma forma de arte que se constitui na combinação de vários sons e ritmos, seguindo uma pré-organização ao longo do tempo.

Outra definição do site Significados.com.br

Música é a combinação de ritmo, harmonia e melodia, de maneira agradável ao ouvido. No sentido amplo é a organização temporal de sons e silêncios (pausas). No sentido restrito, é a arte de coordenar e transmitir efeitos sonoros, harmoniosos e esteticamente válidos, podendo ser transmitida através da voz ou de instrumentos musicais.

O fato é que musica é uma arte e por meio dela expressamos nossas ideias e emoções através do sons e silêncios.

De maneira geral a musica é classificada em 3 partes que são: Ritmo, Melodia e Harmonia.

Claro que quando estamos fazendo musica, trabalhamos uma serie de outros elementos, como as dinâmicas musicais, interpretações e manipulações sonoras que fazem tudo isso a musica se tornar mais interessante.

Visto isso vamos detalhar cada elemento para que você entenda perfeitamente o que cada um deles significa sonoramente.

Ritmo

Ritmo é o movimento ordenado de sons, ou seja qualquer objeto físico, voz ou instrumento musical pode gerar ritmo e ser detectado como tal.

Veja o exemplo de um baterista, a principal função dele dentro uma banda é manter ritmo da musica, fazendo a parte percussiva, mantendo a regularidade rítmica.

Muitas vezes quando falamos de ritmo, também usamos a expressão o “Groove” da musica, que é quando você sente aquele movimento rítmico e as vezes balança a cabeça ou bate pé ou sente de uma forma mais profunda.

Quando falamos Ritmo a ideia é que se mantenha uma figura ritmica ou motivo ritmico constante ao longo da musica com algumas variações para não ficar monotona a musica.

Existem diversos ritmos no mundo, aqui no brasil temos uma riqueza quase sem fim de ritmos como baião, samba, vanera, cucuru, valsa, choro, canções…

Ouça o som da Zabumba, triangulo e pandeiro executando uma parte Rítmica :

Agora vamos conhecer o proximo elemento:

Melodia

Melodia é a sucessão de sons musicais, que pode ser pensado como uma linha sonora, onde diferentes alturas de notas são cantadas ou tocadas.

Uma forma de reproduzir uma melodia é a nossa própria voz, que se usada como instrumento, conseguimos criar notas musicais de diferentes alturas e com rítmicas variadas, criando assim algo harmonioso.

Na musica temos instrumentos específicos que tocam apenas melodias, como flauta, saxofone, tromepete, trombone entre outros.

Também temos instrumentos que além de executar melodia, também executam harmonia junto, como violão, guitarra, piano.

Ouça o exemplo da melodia de Asa Branca:

Veja na partitura abaixo o exemplo da melodia de Asa branca de Luiz Gonzaga, perceba que temos varias notas caminhando da esquerda para direita de forma sucessiva e unicas, formando assim a melodia.

Experimente cantarolar uma musica que você ouviu, quando cantar você estárá executando a melodia em si.

Partitura da melodia, musica Asa Branca – Luiz Gonzaga

Pra finalizar temos a harmonia

Harmonia

Harmonia é combinação de sons simultâneos, que você pode pensar como um empilhamentos de notas, seguindo as regras musicais pré-estabelecidas, para tonar o sons destas notas, sons harmoniosos.

Cada empilhamentos desses podemos entender como um acordes que tem suas características de acordo com a sua disposição e classificação.

Geralmente a harmonia segue o padrão de empilhamento de notas em terças, ou seja se eu tenho a nota DÓ como primeira ou tônica, logo acima tenho que colocar a terceira Mi e Sol (Dó-Mi-Sol), chamamos isso de Tríades e se tiver mais notas chamamos de tétrades.

Veja um exemplo na partitura :

Ouça a harmonia da musica Asa Branca:

Agora ouça as 3 partes da musica de maneira simultânea:

Agora que você ouviu as 3 partes da musica juntas, acredito que está bem mais claro o que cada uma das partes faz .

Esperamos que você tenha entendido o que é musica e como cada uma partes funciona de maneira separada e junta.

Abaixo deixo algumas dicas para treinar seu ouvido em cada parte musical.

Dicas

Ritmo: Quando ouvir uma musica tente batucar o ritmo que está ouvindo, perceba se está imitando com fidelidade, tente batucar com as mãos em cima da mesa ou no proprio corpo, batendo palmas, nas pernas, batendo o pé.

Sinta o Ritmo, movimente-se!

Melodia: Para exercitar o reconhecimento de melodias, procure cantarolar as musicas do seu dia a dia, perceba se são melodias fáceis ou difíceis,tente imite o cantor, ouça se ela é grave e depois vai para o agudo ou se é mais linear, perceba também que cada melodia trás em si uma própria rítmica, se por acaso você tirar a notas, sobrará somente o ritmo.

Harmonia: Nela você terá que perceber a sensação que dá quando há uma mudança de acordes, chamamos isso de cadencias harmônicas, cada estilo musical costuma ter cadencias similares, por exemplo na Pop, usa-se certas sequencias, na bossa nova usa-se outras e cada uma trás sensações diferentes.

Quer aprender violão hoje mesmo?

Conheça o curso formula violão clicando formula violão, mais de 8 mil alunos satisfeitos.

Clique aqui para começar aprender violão agora mesmo.

//go.hotmart.com/L3350681U?src=ARTIGObeneficiosdeaprenderviolao

Baixe Agora de Graça!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *